Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Tutorial, como criar um alimentador solar para o Arduíno.
Thumbs Up 
Opa, este tutorial mostra como fazer um carregador solar para baterias de maneira bem fácil e econômica.

Minha ideia original foi fazer um fornecimento de energia solar para meu servidor do fórum nerdpi.club  desta forma o Orange pi será alimentado de forma limpa e grátis Smile Este carregador, é o primeiro teste neste intuito.

[Imagem: fftRsHEl_t.jpg]

Ingredientes:

Você vai precisar de células solares, 1 de 5v 1A é o suficiente, mas eu usei 2 em paralelo para conseguir o 1A pois minhas células eram 5v 0,5A .
a medida que usei é de 110x60mm mas pode usar de qualquer tamanho.  no aliexpress se acha por R$ 6,00 cada.

uma plaquinha carregadora TP4056 com proteção. no aliexpress você também acha ela na media dos R$ 1,28

Bateria recarregável. 18650 na aliexpress você acha na media dos R$ 10,00 ou pode usar uma igual essa que usei, você encontra igual aqui https://www.hardware.com.br/comunidade/v...ost8050889

um pouco de fio encapado.

Opcional, um conector para ligar o Arduíno.

Ferramentas em geral, ferro de solda, solda, alicate para cortar os fios, descascador, etc.
[Imagem: MJIvlrZl_t.jpg]

Modo de preparo:

Solde as células positivo com positivo, terra com terra.
[Imagem: 2HMZ5ytI_t.jpg]

caso opte por usar o conector para Arduíno, solde ele como na imagem na placa do tp4056, observe que é a externa. a interna é usada para bateria.
[Imagem: fxHeLgyo_t.jpg]

Se não for usar o conector para Arduíno, você pode usar um fêmea usb para ligar telefone, etc.

Note que o conector para Arduíno, o positivo é o interno.

Recorte as pontas caso escolheu a bateria que tenho no bazar. caso optou pela 18650, solde os fios nos terminais para ligar a placa.
[Imagem: dgymGWgc_t.jpg]

Solde o + da bateria no + da placa como na imagem, repita o processo para o GND (-). 

Depois solde 2 fios no + e - da entrada da placa como na imagem.
[Imagem: yxO8HWGn_t.jpg]

Solde os dois fios de entrada na célula solar, o + no + e o - no -, vai ficar como na imagem.
[Imagem: H2F9UQbX_t.jpg]

Espero que tenham gostado. segue alguns resultados.

Pouca luz solar, dia amanhecendo.
[Imagem: h5rycQsr_t.jpg]

Saída de energia.

[Imagem: U2NRfusV_t.jpg]

Arduíno alimentado.

[Imagem: V1HU9po6_t.jpg]

Ate a próxima Smile
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Question Gravar eprom com arduino DeltaSan 4 159 12-04-2018, 11:38 AM
Última Mensagem: DeltaSan

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)